terça-feira, 2 de outubro de 2012

Como o Heartbeats funciona no Operations Manager


O System Center Operations Manager utiliza HeartBeats para monitorar canais de comunicação entre um agente e o Management Server. A Comunicação se baseia em um pacote de dados enviados a partir do agente para o Management Server em um período pré determinado, por padrão a cada 60 segundos, usando a porta 5723 (UDP). Quando um agente falhar ao enviar um HeartBeat por 4 vezes, um alerta chamado Health Service Heartbeat Failure é gerado e o Management Server tenta entrar em contato com o computador usando ping. Se o computador não responder ao ping, um alerta chamado Failed to connect to computer é gerado na console. Veja a ilustração abaixo:



















Quando você vê os dois alertas, quer dizer que o computador nao pode ser contactado pelo Management Server. Quando você vê apenas o alerta Health Service Heartbeat Failure, você sabe que o computador pode ser contactado, mas há um problema com o agente. Os Alertas são fechados automaticamente quando a comunicação se torna possível

OBS.: Por padrão, alertas de heartbeats e ping estão desabilitados para Windows Client (XP, Vista e Windows 7). Para receber alertas deste tipo para Windows Clients voce deve efetuar um override nos seguintes monitores >  Health Service Heartbeat Failure e Computer Not Reachable para a  class Windows Client Operating System e setar o parâmetro Generates Alert para True.



Você pode mudar o intervalo de Heartbeat para todos os  agentes e o número de heartbeat perdidos para todos os Management Servers, indo em Administration > Settings



















Voce pode também mudar estes números para Management server específicos e agentes específicos indo em Administration > Agents Managed ou Management Server  Selecionando o computador e clicando em Properties : veja abaixo:



























Espero que este post tenha ajudado a entender como funciona o estado de saúde dos agentes no System Center Operations Manager.




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